Pensando na melhoria das atividades diárias de seus colaboradores, a Rivelli encerrou o mês de agosto com sucesso nos cursos e treinamentos que foram proporcionados para os seus funcionários das unidades Matriz, Granjas e Fazendas.
Dando início a maratona de aprendizados, no dia 06 de agosto, a equipe de Manutenção da Rivelli recebeu mais um treinamento de reciclagem, ministrado pela empresa Marel, com o tema “TRD - Transferidor Depenagem”. Na parte teórica, os participantes trabalharam questões de Processos, Princípios de Controle, Ajustes Mecânicos, Manutenção e Painel Operacional.
Em seguida, 11 colaboradores da Fazenda das Aroeiras participaram de um treinamento, oferecido pelo Senar e ministrado por Luiz Carlos Dias Carvalho, sobre “Colhedora Auto Motriz de Grãos: Manutenção e Operação”. De acordo com Felipe Esteves, Operador de Máquina Agrícola na Rivelli, a atividade foi muito agregadora e deu oportunidade aos colaboradores de adquirirem novos conhecimentos na área, contribuindo também para a convivência de toda a equipe.
Já entre os dias 22 e 26 de agosto, os supervisores e a equipe de Apanha das Granjas estiveram presentes no curso “Boas Práticas e Bem-estar Animal no Manejo de Carregamento de Aves para o Abate”, feito pela empresa BEA Consultoria e Treinamento. A oportunidade teve como objetivo alcançar melhorias de bem-estar animal no manejo pré-abate e abate, buscando evitar sofrimento desnecessário dos animais e consequentemente reduzir perdas econômicas ocasionadas por problemas na qualidade da carne, mortalidade de animais, além da redução de acidentes.
No primeiro dia, foi realizado o treinamento teórico baseado em vídeos e fotos de manejo, para um melhor entendimento de todos os conceitos e melhorias pela equipe. Nas aulas, foram abordados temas como bem-estar animal e sua relação com o cotidiano da equipe de colaboradores, legislação e regulamentações atuais, a exigência do consumidor e sua relação com o dia a dia do trabalhador, comportamento das aves (conhecimento para a correta execução do trabalho), planejamento da apanha (jejum alimentar e dieta hídrica, preparação do aviário, inspeção do lote e descarregamento das caixas), organização da equipe, apanha, carregamento, noções de ergonomia para o bem-estar do trabalhador, transporte e qualidade da carne.
Em seguida, as práticas foram realizadas dentro do aviário. Na abordagem, durante as apanhas de rotina, os trabalhadores praticaram o manuseio das caixas (condução tranquila e maneira ergonômica), o manuseio das aves (cuidando e facilitando o manejo) e a apanha (com métodos e facilidades do processo). Na ocasião foi feito um diagnóstico e levantamento das práticas de manejo e, em seguida, houve uma discussão e exemplificação para promover melhorias de manejo com os animais e consequentemente uma diminuição de perdas e mortalidade.
De acordo com o Gerente de Logística, Paulo Henrique Bertholdo, “o treinamento reforça nossa preocupação em produzir alimentos com qualidade, garantindo que nossos procedimentos operacionais ocorram de maneira segura e eficiente. Dessa forma, conseguimos com que todos se sintam como parte importante do processo, onde reduzimos perdas, evitamos o sofrimento das aves e facilitamos o trabalho das pessoas envolvidas”, afirma.
Segundo Júlio César da Silva Ribeiro, Supervisor de Apanha, os treinamentos oferecidos pela empresa sempre trazem bons resultados e neste caso foi essencial, pois apresentam maneiras de reduzir perdas e possíveis soluções para cada desafio no campo, uma vez que todo o processo pode impactar o produto final. “Conseguimos trocar experiências diferenciadas da operação, visando sempre atender as normas regulamentadoras do bem estar animal e proporcionar um melhor desempenho no trabalho, direcionando sempre uma ótima matéria-prima ao abatedouro, e sendo assim, chegando à mesa dos consumidores um produto que supere suas expectativas”, comenta.
Finalizando o mês, entre os dias 23 e 27 de agosto, a equipe de Manutenção Elétrica da Rivelli passou pelo Treinamento de SEP (Sistema Elétrico de Potência), no qual preparou os colaboradores para executarem suas atividades em segurança em instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e também medições, visando evitar os acidentes de trabalho. De acordo com a Técnica de Segurança do Trabalho da Rivelli, Juliana Ferreira, os participantes receberam orientações de como proceder em casos de acidentes com a eletricidade, realizando práticas de primeiros socorros. “Um trabalhador bem preparado e treinado para executar suas atividades em segurança, trabalha satisfeito e se torna um prevencionista”, afirma.
A Rivelli acredita que bons resultados são consequências de uma equipe interna bem preparada para desempenhar suas atividades com sucesso, produzindo e criando alternativas baseadas nas tendências mercadológicas. Os treinamentos e os desenvolvimentos são fundamentais para ampliar os conhecimentos da equipe e torná-la expert naquilo que faz. Além disso, com essas atividades, a empresa também promoverá o capital intelectual de seu colaborador, ou seja, fazendo com que ele fique sempre à frente da concorrência.